Colaboradores

quinta-feira, 22 de abril de 2010

AGROTOXICOS: O BRASIL ENVENENADO

http://diplomatique.uol.com.br/edicao_mes.php

Saiu no Jornal da UNICAMP (22 de março a 4 de abril) resultado de pesquisa de mestrado da biologa ALINE TAGLIAFERRO no Instituto de Biologia orientada pela prof. SARAH ARANA do Depto de HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA do IB/UNICAMP.

Identificaram o PACU como bioindicador de toxicidade aguda por ENDOSULFAN em peixes. A pesquisa é importante para que se estabeleçam normas mais rigidas e para o mapeamento da exposição da ictiofauna brasileira a contaminantes.
Segundo Sarah "o endosulfan desperta maior preocupação por sua ação danosa sobre organismos aquaticos e ser um dos inseticidas mais utilizados na agricultura" .
A matéria foi feita por MARIA ALICE DA CRUZ: halice@unicamp. br
No Instituto de Química/UNICAMP, o quimico FLAVIO BASTOS analisou a ação do GLIFOSATO buscando entender o comportamento em água.
Por fim, DIVULGUEM: o LE MONDE DIPLOMATIQUE (ano 3, numero 33) da semana passada - que ainda está nas bancas - tras repportagem de capa: AGROTOXICOS: O BRASIL ENVENENADO! Seria interessante contato com a revista/jornal comentando a publicação que fura bloqueio na imprensa nacional

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cubano leva Nobel Verde por melhoramento genético participativo... Programa de Inovação Agrária Local

Uma agricultura diferente, que se baseie na diversidade, na qual os agricultores tenham muito mais participação e na qual os cientistas fortaleçam esses conhecimentos que têm os camponeses...

O vencedor desenvolveu um trabalho de melhoramento natural e sustentável das sementes contra o uso de agrotóxicos...
Estadao 19/04/2010

O cientistas cubano Humberto Ríos Labrada, de 47 anos, venceu o Prêmio Ambiental Goldman, considerado pelos ecologistas como o 'Nobel verde'. Ele foi premiado por seu trabalho de uma década com melhoramento genético participativo em plantas, um processo pelo qual os camponeses mudam a estrutura genética das plantas, selecionando-as de acordo com sua resistência a pragas ou sua adequação a tipos de terra em particular.

"Cuba pode ser um belo exemplo de como enfrentar uma crise e seguir em frente", disse Ríos. O pesquisador estudou pedagogia, mas passou a trabalhar com os camponeses como coordenador do Programa de Inovação Agrária Local (Pial), uma rede que desenvolve a agricultura orgânica e sustentável a partir do melhoramento das sementes de maneira natural. leia mais

MST quer que Lula revise os índices de produtividade da terra....eu também.

19/04/2010 - 12h51  -  UOL Noticias*

A promessa de atualização dos índices foi uma resposta de Lula à jornada de lutas do MST de agosto de 2009, quando milhares de sem-terra e militantes, ao longo de dez dias, realizaram ações em 24 Estados, organizaram marchas, atos, ocuparam propriedades e prédios públicos (inclusive o do Ministério da Fazenda). O presidente, no entanto, recuou após ser pressionado pela bancada do PMDB no Congresso e pelo então ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, aliado dos ruralistas...

Cerca de 700 integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) ocupam desde o início da manhã desta segunda-feira (19) a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Brasília para pressionar o governo a dar continuidade à reforma agrária. O instituto irá apresentar na Justiça Federal ainda hoje um pedido de reintegração de posse, segundo a procuradora do Incra, Deysianne Moreira.


Os manifestantes chegaram ao prédio por volta das 5h e entraram de forma pacífica... leia mais

sábado, 17 de abril de 2010

Com fantasia de orangotango, Greenpeace protesta contra Nestlé


Trinta ativistas do Greenpeace fantasiados de orangotango protestaram diante dos acionistas da Nestlé, na Suíça, nesta quinta-feira (15), contra a destruição de florestas da Indonésia.
Na chegada à Reunião Geral Anual da empresa, na cidade de Lausanne, os executivos foram recebidos com o recado: "Dá um tempo: ninguém ganha com a destruição das florestas".
A frase "dar um tempo" é referência ao slogan do Kit Kat, uma das marcas de chocolate da Nestlé mais vendidas no mundo.  leia mais..

Só agora anunciam o fim da Revolução Verde. Antes tarde do que...

Lavoura sustentável aumenta safra e lucro - PNUD Brasília, 15/04/2010



Estudo diz que agrobusiness não resolve problema da fome e que adoção de práticas ambientais na agricultura pode dobrar produção

A produção agrícola baseada em padrões industriais e alimentos exportáveis (commodities) não colabora para combater a fome em vários países em desenvolvimento e frequentemente resulta em degradação ambiental, afirma um artigo publicado pelo CIP-CI (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), um órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro. Os autores do estudo defendem uma mudança de modelo, com incentivo para o que chamam de agricultura sustentável — baseada no conhecimento local e em técnicas de preservação.


“Este pode ser um momento oportuno para rever os métodos tradicionais da 'revolução verde'... leia mais

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cresce o número de conflitos e a violência no campo. E a Justiça ?

Cresce o número de conflitos e a violência no campo. E a Justiça ?

Fonte: Conversa Afiada
A Comissão Pastoral da Terra divulgou nesta quinta- feira, em São Paulo, a 25ª. edição do estudo “Conflitos no Campo no Brasil”.

Houve um crescimento do número de conflitos e da violência contra trabalhadores rurais.

Em 2009, houve 25 assassinatos.
71 pessoas torturadas.
1.884 famílias expulsas.
E um aumento de 163% no número de casas destruídas.


A violência se acentua na Amazônia.
Diz o press-release da CPT:

“No âmbito do Poder Judiciário, destacou-se a figura do próprio presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que, no inicio de 2009, saiu a público acusando os movimentos de praticarem ações ilegais e acusando o Poder Executivo de cometer ato ilícito por repassar recursos públicos para quem, segundo ele, pratica tais atos. Esta intervenção, certamente, serviu de suporte para o alto número de despejos, para o crescimento das prisões e de outras formas de violência, e forneceu munição para a bancada ruralista do Congresso Nacional criar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, conhecida como a CPMI do MST.”

Enquanto o Supremo Presidente do Supremo agia assim, o balanço da ação do Judiciário na questão da violência contra trabalhadores rurais é o que se segue:

Nos últimos 25 anos, houve 1.546 assassinados de trabalhadores rurais.
Foram abertos 85 processos judiciais.
19 mandantes de crimes foram condenados.
E condenados 71 executores, ou seja, os mais pobres da cadeia assassina.
Viva a Justiça do Supremo Presidente !
leia mais...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O ônus da prova - Argentina obriga Monsanto a provar que

O ônus da prova


09/04/2010 15:09:45 / Eric Nepomuceno  / Carta Capital


Na Argentina, a Justiça do estado de Santa Fé acaba de tomar uma decisão inédita: determinou, em sentença definitiva, a proibição do uso de glifosato em fumigações agrícolas nas zonas urbanas da cidade de San Jorge. Quase todo o glifosato usado no país é produzido pela Monsanto, maior fabricante mundial de sementes transgênicas e de produtos agroquímicos. leia mais
Ainda querem a prova que se comprove que os agroquímicos (evitou-se o uso de “agrotóxicos”) não são prejudiciais à saúde... quem vai vender o laudo???

quarta-feira, 7 de abril de 2010

24 HORAS PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO

Dentro de menos de 24 horas o Congresso irá finalmente votar no Projeto de Lei Ficha Limpa.

Assine a petição voce também!!

Brasil rural só não concentra mais terras que a Namíbia

Um "país" dentro do Brasil com 30 milhões de habitantes, com a quadragésima (40a) maior população do mundo, atrás apenas de Brasil e Argentina na América do Sul. Este "numeroso contingente" que forma a "nação" do Brasil rural, mesmo que cada vez menos quantitativa em comparação às multidões dos centros urbanos, continua sendo relevante.
De acordo com estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), que analisou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008 , "as dificuldades a que essa população [rural brasileira] está sujeita produzem, do ponto de vista social, grandes impactos".
A acentuada desigualdade - já destacada em outros levantamentos ... leia mais

terça-feira, 6 de abril de 2010

Frigoríficos pedem prazo maior para cumprir acordo


TATIANA FREITAS Agencia Estado
Seis meses depois de terem assinado com o Greenpeace compromisso público de não aceitar gado de fornecedores envolvidos com o desmatamento da Amazônia, os três principais frigoríficos do País - JBS Friboi, Marfrig e Minerva - apresentaram resultados menores do que o acordado com a organização não-governamental e pediram mais três meses para cumprir parte do prometido inicialmente.. leia mais
Alimentos contaminados

por Silvio Caccia Bava -
editorial no Le Monde Diplomatique abril/2010

O Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo e representa 16% da sua venda mundial. Em 2009, foram vendidas aqui 780 mil toneladas, com um faturamento estimado da ordem de 8 bilhões de dólares... E as mortes continuam.. leia mais

segunda-feira, 5 de abril de 2010


48 HORAS PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO







 Dentro de 48 horas o Congresso irá finalmente votar no Projeto de Lei Ficha Limpa.

Nós só temos dois dias para convencê-los de passar esta legislação ousada que irá mudar a política brasileira para sempre!

A Lei Ficha Limpa irá remover das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas. Vamos pressionar nossos deputados conseguindo 2 milhões de assinaturas para mostrar que se eles não votarem pela "Ficha Limpa" não votaremos neles! Assine abaixo e depois divulgue para todo mundo:    Mobilize-se agora »

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Agricultura familiar sustenta 30 milhões de pessoas

Agência Brasil
Publicação: 01/04/2010 20:43
A agricultura familiar é responsável pelo sustento dos 30 milhões de brasileiros que vivem em ocupações rurais. No entanto, há, entre eles, um baixo nível de educação e a remuneração média é menor do que o salário mínimo. Boa parte (75%) do contingente de trabalhadores não remunerados é composta por mulheres. Leia mais
A constatação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que (...)

Lula bate e assopra a Imprensa Golpista...

Lula em discurso ontem deu notícias que reconhece a imprensa golpista do Brasil... mas esqueceu de dizer que em outro momento, ele estava condecorando a mesma imprensa!!! Veja aqui e aqui