Colaboradores

quinta-feira, 22 de abril de 2010

AGROTOXICOS: O BRASIL ENVENENADO

http://diplomatique.uol.com.br/edicao_mes.php

Saiu no Jornal da UNICAMP (22 de março a 4 de abril) resultado de pesquisa de mestrado da biologa ALINE TAGLIAFERRO no Instituto de Biologia orientada pela prof. SARAH ARANA do Depto de HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA do IB/UNICAMP.

Identificaram o PACU como bioindicador de toxicidade aguda por ENDOSULFAN em peixes. A pesquisa é importante para que se estabeleçam normas mais rigidas e para o mapeamento da exposição da ictiofauna brasileira a contaminantes.
Segundo Sarah "o endosulfan desperta maior preocupação por sua ação danosa sobre organismos aquaticos e ser um dos inseticidas mais utilizados na agricultura" .
A matéria foi feita por MARIA ALICE DA CRUZ: halice@unicamp. br
No Instituto de Química/UNICAMP, o quimico FLAVIO BASTOS analisou a ação do GLIFOSATO buscando entender o comportamento em água.
Por fim, DIVULGUEM: o LE MONDE DIPLOMATIQUE (ano 3, numero 33) da semana passada - que ainda está nas bancas - tras repportagem de capa: AGROTOXICOS: O BRASIL ENVENENADO! Seria interessante contato com a revista/jornal comentando a publicação que fura bloqueio na imprensa nacional

Nenhum comentário: